terça-feira, 12 de março de 2013

Davi


Esta é a famosa escultura de Michelangelo, artista do Renascimento, com 5,17m de altura e criada em 1504, quando o artista tinha apenas 26 anos de idade. Levou três anos para concluir a escultura. A obra foi encomendada por Piero Soderini, primeiro chanceler da republica de Florença, após o retorno glorioso de Michelangelo de Roma para a cidade de Florença.


Para os florentinos, o caráter bíblico de David ou Davi era um exemplo de força e coragem em face às adversidadesO bloco de mármore u

tilizado pelo escultor era enorme, e fora abandonado quarenta anos antes por um escultor. Somente Michelangelo foi capaz de traçar um desenho com tamanhas dimensões utilizando somente aquele bloco de mármore, sem precisar de nenhuma parte adicional.



Michelangelo não esculpia o mármore mas, segundo ele mesmo afirmava,"libertava os seres que estavam aprisionados no interior da rocha"A obra permaneceu em frente ao Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, até 1873. 

A nudez do Davi acabou despertando a ira pudica dos Florentinos que várias vezes o apedrejaram. Logo depois, foi transferida para a Galleria dell'Accademia, em Florença, onde pode ser admirada atualmente.

Hoje, na praça, há um réplica da estátua.


Galleria dell´Academia, onde se encontra a escultura.

Michelangelo é considerado nesta obra uma espécie de inovador, pois retrata a personagem não após a batalha ontra Golias (como Donatello e Verrochio antes dele fizeram), mas no momento imediatamente anterior a ela, quando David está apenas se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam ser impossível de derrotar.

Davi de Donatello

Davi de Verrochio


A escultura era tão grande que uma parte da parede teve de ser demolida para que ela passasse. Foram necessários 40 homens e quatro dias para levar a estátua a seu destino, apoiada em andaimes e cordas e carregada sobre cilindros.

Nesta foto, onde Davi estava sendo restaurado, dá para se ter uma noção do tamanho da escultura.

Davi olha ao longe como se o combate com o gigante estivesse prestes a acontecer. A ausência da cabeça de Golias – algo comum em representações da mesma cena por outros artistas - concorda com esta interpretação. 

O rapaz está tenso, mas não angustiado. Seu ar desafiador mostra a 'ação em suspenso' que era característica das esculturas de Michelangelo.

Rosto de Davi

 “Nos olhos pode-se ver uma das provas da imensa genialidade do mestre. Ele perfurou a região da pupila dos olhos em forma de (V), como um casco de cavalo, de maneira que quando a luz incide sobre os olhos transversalmente, ilumina mais a área ressaltada (o V), deixando na penumbra a região cavada. Isto dá um efeito extremamente realista aos olhos, que parecem brilhar com o espírito do Rei guerreiro.” Fonte: http://www.auladearte.com.br/historia_da_arte/michelangelo.htm



 Davi em propagandas:

"Se você não se movimentar, ficará gordo". 

Propaganda de bermuda jeans da marca Levi´s

Na loja Quinta dell´Arte, é possível adquirir uma réplica de Davi, dentre outras esculturas famosas, chafarizes e arte sacra. Conheça:


Referências:

http://www.auladearte.com.br/historia_da_arte/michelangelo.htm
http://arteemerson.blogspot.com.br/2010/05/o-davi-de-michelangelo.html
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2926&titulo=Davi,_de_Michelangelo:_o_corpo_como_Ideia
http://www.allaboutarts.com.br/default.aspx?PageCode=12&PageGrid=Articles&item=0503A6
http://www.cwb.matrix.com.br/sensus/Italia-michelangelo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/David_(Michelangelo)
http://vidapraservivida.loveblog.com.br/280811/Escultura-de-David-por-Michelangelo/
http://www.desenhoonline.com/site/michelangelo-1475-1564/