sexta-feira, 12 de abril de 2013

Discóbolo


Cast Gallery, Ashmolean Musueum, Oxford (Martin Beek) Tags: sculpture art nude body cast figure classical copy myron discobolus humanform ashmolean ashmoleanmuseum figurativeart humanfigure

O Discóbolo (“O arremessador/lançador de disco”, do grego Δισκοβόλος, Diskobólos, lançador) foi feito pelo escultor Myron ou Míron, em 450 a.C. na antiga Grécia. Feito de mármore, encontra-se hoje no Museu Nazionale Romano na Itália em Roma. 

Discobolo Discus Thrower Lancellotti Version

Alguns blogs e sites afirmam que o original não existe mais. Segundo Luciano de Samósata e Plínio, o Velho, o original foi produzido em bronze em torno de 455 a.C para ser instalado em um palácio de Atenas para comemorar um atleta vitorioso no antigo pentatlo, mas a obra acabou se perdendo ao longo do tempo. Há versões do Discóbolo olhando para cima, e outras, para baixo.

Cópia reduzida em bronze da Gliptoteca de Munique com 1,55 ade altura


“Míron, com esta peça, retrata o efêmero momento de imobilidade do personagem. Em grego, esse momento é chamado rhytmos e se refere a uma graciosa harmonia e equilíbrio.”
Myron (480 a.C.- 449 a.C.) foi o mais famoso escultor em bronze do Estilo Severo. Capturava o movimento paralisado, fixando no “Discóbolo” o “instante complexo dos músculos organizados de todo o corpo, em sincronia com o impulso dos braços, inclusive com o cálculo sereno da cabeça pensante”, mostrando-nos o atleta com o corpo flexionado, no instante anterior ao arremesso do disco. 

Fonte: http://mundo52.com/cultura/el-discobolo-se-queda-mas-tiempo-en-mexico. Exemplo de versão do DIscóbolo olhando para baixo.

Seu equilíbrio é dinâmico, o que contribui para um mesmo objetivo geral da composição. A escultura chama atenção, pois transmite uma sensação de firmeza, vigor e de delicado equilíbrio ao corpo.




O arremesso de disco é a prova considerada mais antiga de arremesso no atletismo e foi criado na Grécia. Supõe-se que os discos eram feitos de pedra e não tinham o formato tão circular quanto os de hoje, pois estes sofreram aperfeiçoamento devido o tempo e a tecnologia.

Cópia romana

Esporte muito popular na Grécia Antiga, devido à variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso, foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: o discóbolo de Alcamenes e Myrón, além de outras menos conhecidas.

Diskobolos (discus thrower) 2nd century CE Roman copy of 450-440 BCE Greek bronze by Myron recovered from Emperor Hadrian's Villa in Tivoli Italy (mharrsch) Tags: sculpture male statue oregon nude portland greek roman athlete britishmuseum hadrian hadriansvilla myron discusthrower portlandartmuseum 2ndcenturyce 5thcenturybce bodybeautiful diskobolos mharrsch


O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão - “... o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória". RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002, Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2002.

Além do grupo Atena e Mársias, o Discóbolo é a única outra obra atribuída a Míron que chegou até nós.

Cópia Townley em mármore do Museu Britânico

Segundo algumas fontes, estilisticamente o Discóbolo ilustra a transição do Estilo Severo para o Estilo Clássico. Míron foi um pioneiro pela introdução de uma abordagem anatômica mais próxima do natural e por ter conseguido sintetizar em arte um ideal de beleza física, de equilíbrio dinâmico e de harmonia entre mente e corpo.



“Embora o Discóbolo tenha enorme qualidade como obra de arte e tenha se tornado um modelo na representação do movimento do corpo humano, não representa o movimento real que o atleta faz no ato de lançar o disco”.

File:Discóbolo 13.new.jpg

Segundo o  blog http://qualisaude.blogspot.com/2010/12/discobolo-simbolo-da-educacao-fisica.html, "Uma das réplicas mais completas da estátua foi comprada pela Alemanha Nazista, em 1938, pelo valor de cinco milhões de liras. Seu lugar já estava reservado em Berlim, todavia, Adolf Hitler decidiu enviá-la para a Gliptoteca de Munique - cidade "capital do movimento [nazista]" - e assim exibi-la no "Dia da Arte Alemã" (9 de julho de 1938) como um "presente do Führer". No pós-guerra (1948) as autoridades norte-americanas ordenaram a devolução da estátua e das várias obras de arte compradas da Itália durante o fascismo".

Diskobolos (discus thrower) 2nd century CE Roman copy of 450-440 BCE Greek bronze by Myron recovered from Emperor Hadrian's Villa in Tivoli Italy (10) (mharrsch) Tags: sculpture male statue oregon nude portland greek roman athlete britishmuseum hadrian hadriansvilla myron discusthrower portlandartmuseum 2ndcenturyce 5thcenturybce bodybeautiful diskobolos mharrsch



A quantidade de cópias conhecidas indica que a obra foi muito popular na Roma Antiga. Porém, nenhuma das cópias conservou indicação de como a estátua original era colorida, um costume comum entre os gregos que devia acrescentar às esculturas muita vivacidade e naturalismo. Além disso, das cópias que chegaram aos nossos dias somente uma, em bronze, em tamanho menor que o original, está completa; todas as outras apresentam danos mais ou menos extensos.

Discobolo Discus Thrower Lancellotti Version 6

“O Discóbolo só foi identificado em tempos modernos quando uma cópia foi encontrada em 1781 na Villa Palombara, em Roma, pertencente à família Massimo. Restaurada por Angelini, foi instalada no Palazzo Massimo, e então noPalazzo Lancelotti, tornando-se imediatamente estimadíssima pelos neoclássicos dos séculos XVIII e XIX, que a viram como a representação suprema do movimento corpóreo”.

Diskobolos (discus thrower) 2nd century CE Roman copy of 450-440 BCE Greek bronze by Myron recovered from Emperor Hadrian's Villa in Tivoli Italy (3) (mharrsch) Tags: sculpture male statue oregon nude portland greek roman athlete britishmuseum hadrian hadriansvilla myron discusthrower portlandartmuseum 2ndcenturyce 5thcenturybce bodybeautiful diskobolos mharrsch

A influência do Discóbolo sobre a cultura, em especial do ocidente, ainda é grande nos dias de hoje. É uma das imagens mais publicadas na literatura sobre esportes, educação física e fisiculturismo, pois é um dos mais conhecidos ícones da atual cultura do corpo.


Na loja Quinta dell´Arte, é possível adquirir uma réplica do Discóbolo, dentre outras esculturas famosas, chafarizes e arte sacra. Conheça:



Referências
Várias fotos de versões diferentes do Discóbolo: http://flickrhivemind.net/Tags/myron,sculpture
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disc%C3%B3bolo
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/01/908949/conheca-discobolo-miron.html
http://greciantiga.org/img/index.asp?num=0783
http://www.fotolog.com.br/jansenmatos/38512655/
http://conhecendoeducacaofisica.blogspot.com.br/2010/08/simbolo-da-educacao-fisica-discobolo-de.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, tudo muito bem organizado e explicado!!!