quarta-feira, 29 de outubro de 2008

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA


Exposição Diagonais

Criar a partir de imagens pré-definidas. Esta é uma das diversas possibilidades que a manipulação digital nos traz. A proposta desta exposição é instigar novos olhares sobre coisas comuns e a partir deles possibilitar a criação de novas formas.
As fotografias Diagonais nos levam à perspectivas diferentes e novos ângulos de um local já existente, possibilitando uma nova leitura e estranhamento ao nos dar uma imagem pronta e fechada, de uma realidade que no início era composta basicamente por linhas verticais e horizontais.
Opondo-se à estabilidade das linhas horizontais, e ao poder e força das verticais, as linhas diagonais geralmente criam pontos de interesse quando fazem intersecções com outras linhas. Adicionam um senso de ação e dinâmica na imagem. O movimento visual é assegurado pelas diagonais, pela repetição e direção contrária na ocupação espacial.

Sobre a artista


Barbara Zanella atualmente cursa a 6ª fase do Curso de Moda no Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Sempre se interessou por fotografia como meio de expressão artística, o que fez com que participasse de diversos cursos na área, como o curso de Fotografia Artística ministrado por Fabiana Wielewicki e Workshop “Desconstrução” ministrado por Jum Nakao. É aluna e formanda do curso de Desenho Artístico do Conservatório Belas Artes.
Sua poética nos remete ao plano, à textura e ao estilizado, com referências de artistas como Toulouse Lautrec, Beardsley, Kitagawa Utamaro, Romero Britto, etc. Sua produção esteve sempre ligada à colagem, tanto manual quanto digital, que faz com que as antigas figuras recortadas e escolhidas por determinado critério ou gosto criem uma nova composição em um novo contexto.
Nessa exposição Barbara traz um pouco da sua produção relacionada à fotografia artística, trabalhando com a estruturação e composição de novas imagens formadas através de novos ângulos e uma nova visão.
Contato: barbaraz@unerj.br


Juliana Rossi
Curadora da exposição
Professora de Desenho Artístico
e História da Arte



“A direção diagonal (...) é a força direcional mais instável, e, (...) a mais provocadora das formulações visuais. Seu significado é ameaçador e quase literalmente perturbador.”
(DONDIS, p. 60, 2003)

Nenhum comentário: