terça-feira, 5 de maio de 2009

EXPOSIÇÃO RAÍZES


RAÍZES

Exposição de Desenhos de Barbara Zanella e L.F. Ribas
(Formandos do curso de Desenho Artístico do Conservatório Belas Artes)



ABERTURA dia 08 de maio de 2009 (sexta-feira) às 20hs.
Neste dia, haverá também o evento VOZ E EXPRESSÃO, com a participação dos alunos de Técnica Vocal e Teatro do Belas Artes.

Visitação: de segunda a sexta-feira das 8 às 21h30. Sábados das 8 às 18h30.
Local: Conservatório Belas Artes de Joinville. Rua Aubé, 427. Centro.
Telefone: (47) 3026-1816. E-mail: marketing@belasartesjoinville.com.br
Site: http://www.belasartesjoinville.com.br



------------

Na exposição RAÍZES, Barbara Zanella e L.F. Ribas – formandos do Curso de Desenho Artístico do Conservatório Belas Artes –, demonstram, através de seus desenhos, a diversidade e delicadeza do estilo art nouveau que se opunha à aparência pouco estética das máquinas. Esse estilo decorativo internacional de formas torcidas, floridas, linhas sinuosas e curvilíneas foi criado entre 1890 e a primeira Guerra Mundial, opondo-se à Era Industrial.


Juliana Rossi

Curadora da exposição



O homem sempre deu importância à beleza. Sempre buscou um ideal e apropriou-se de formas da natureza para decorar sua moradia, seus pertences, sua vestimenta e seu corpo. Seja por satisfação própria ou para mostrar-se, o homem faz uso dos desenhos decorativos que aparecem ao longo da história como forma de expressão nas artes.

Os adornos e arabescos, sempre presentes nas decorações - no gradeamento artístico dos portões e grades de ferro, nas cortinas e estofamentos de luxo, nos tecidos da corte, etc., aparecem inicialmente como forma de artesanato, mas a essência logo foi absorvida por pintores do final do século XIX. Estes artistas se apropriaram do uso de linhas curvilíneas de inspiração em folhagens, flores, animais, entre outros elementos da natureza para a criação de suas obras. Os objetos de decoração e a arquitetura foram muito influenciados por este movimento, denominado art nouveau.

Em função da industrialização, as estampas e desenhos decorativos foram perdendo a característica artesanal para serem produzidos em série e em larga escala. Nesta exposição será mostrado o que a indústria foi capaz de produzir. O objetivo é um regresso ao artesanal gerando propostas de desenhos a partir de elementos da natureza de caráter meramente decorativo.

Barbara Zanella

Estudante de moda

Veja algumas fotos da exposição:




Um comentário:

barbara disse...

iupii, arrazamos! haha beijo juli!