quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pietá


Foto de Robert Hupka

Uma Pietà (italiano para Piedade) é um tema da arte cristã em que é representada a Virgem Maria com o corpo morto de Jesus nos braços, após a crucificação. Associa-se assim às invocações de Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Dores.

Pietá Alemã do século XV

De sua origem em terras germânicas, o tema expandiu-se para outras regiões da Europa ao longo da  Idade Média, expressando-se frequentemente tanto na escultura como na pintura.

Pietá de Van Gogh


Uma das mais famosas esculturas da Pietá foi feita em  1499 por Michelangelo Buonarroti (do Renascimento), localizada na Basílica de São Pedro, em Roma.



Em 1972 a estátua foi atacada. Desde então, está protegida por um vidro a prova de balasUm homem entrou na igreja de São Pedro e golpeou com um martelo a cabeça da virgem, atingindo de cheio o olho esquerdo e a ponta do nariz da belíssima escultura.



Quando começou essa obra, Michelangelo tinha apenas 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Por esse motivo ele teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria: MICHAEL ANGELUS BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, “Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez”. (clique na img abaixo)


O polimento do mármore realça a beleza, a doçura e a jovialidade da virgem. Nenhum detalhe nesta obra fica inacabado, ela foi totalmente polida e finalizada.




O contrato da Pietá foi firmado em 1498, e a encomenda foi feita por Jean Bilhères de Lagraulas, cardeal francês no papado de Alexandre VI. Lagraulas pretendia colocar a escultura de mármore em seu memorial.


Dentro de um ano, em 1499 a Pietá foi concluída. O contrato foi cumprido fielmente em todas as suas cláusulas no que diz respeito ao prazo, perfeição e beleza da escultura.



 O cardeal Lagraulas faleceu antes de ver a sua encomenda finalizada, mas, de acordo com sua vontade a escultura inicialmente foi colocada na capela dedicada a nação francesa no Vaticano(Santa Petrolina).




Em 1749 a imagem foi transferida para a capela de Nossa Senhora das Febres(velha sacristia de São Pedro). Logo depois, para a Basílica de São Pedro, onde encontra-se até hoje.


Trata-se de um trabalho de admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide (vide Renascimento e Monalisa), um formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas.



Você também pode adquirir uma réplica desta obra através da loja Quinta dell´Arte:

Réplica da escultura Pietá
 Acesse:


As fotografias em preto e branco que constam nessa postagem foram retiradas do site do artista Robert Hupka. Segundo Prado, no slideshow disponível em http://pt.scribd.com/doc/9550052/Pieta-Michelangelo, as fotografias desse artista foram tiradas depois da agressão (1972) que sofreu a face da Virgem. 

Veja o site do artista Robert Hupka: http://www.la-pieta.org/_page_/gallery/photorama. Ainda segundo Prado, durante toda uma noite Robert obteve autorização para fazer centenas de fotografias de todos os ângulos, de todas as maneiras possíveis.



Fontes:
http://arteemerson.blogspot.com.br/2010/05/pieta-de-michelangelo.html
http://artefontedeconhecimento.blogspot.com.br/2010/07/pieta-michelangelo1499.html
http://omundocomoelee.blogspot.com.br/2009/08/arte-pieta-de-michelangelo-e-de.html
http://pt.scribd.com/doc/9550052/Pieta-Michelangelo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piet%C3%A0
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piet%C3%A0_(Michelangelo)

Um comentário:

Unknown disse...

Olá meu nome e Joelson Santos

O blog e bem legal! e recheado de conhecimento histórico.
Eu adoro a matéria história e pretendo ser um dia um umiude professor de história.
" Um dia eu li num livro uma frase que dizia assim: o homem que não conhece sua história ele, a repete. Desde esse dia eu percebi que a preservação da história e fundamental para todos nois."

Meu blog:[ vl35.blogspot.com.br ]