sábado, 22 de agosto de 2009

EXPRESSIONISMO ABSTRATO



O Expressionismo Abstrato foi um movimento que floresceu em Nova York a partir de 1940 e acabou exercendo forte influência sobre a Europa nas décadas de 50 e 60 desse século.


Franz Kline


Foi o primeiro movimento que seguiu o caminho inverso do tradicional: em vez de seguir da Europa para a América, foi da América para a Europa.

Entretanto, esse termo já era utilizado para alguns trabalhos de Kandinsky, em especial os do começo de sua carreira. Anunciava o surgimento de uma arte "verdadeiramente norte-americana", com forte domínio do subconsciente.


De Kooning


Guiados pelo automatismo

O automatismo, conceito forte em movimentos como o Surrealismo, aqui também encontra-se presente, principalmente na forma das Action Paintings, e tinha, entre seu principal expoente, Jackson Pollock.

AUTOMATISMO s.m. Caráter do que é automático. / Falta de vontade própria. / Diz-se de uma atividade literária, em que o autor se deixa levar exclusivamente pelo subconsciente.


Franz Kline


As principais características do Expressionismo Abstrato eram a revolta contra a pintura tradicional, a liberdade e a espontaneidade.

Quanto à espontaneidade, em especial, as Action Paintings de Pollock - outro nome pelo qual é conhecido o Expressionismo Abstrato, ou seja, um método de pintura que privilegiava a rapidez da execução, a espontaneidade "eruptiva" e condenava a premeditação - são bastante bem sucedidas.


Pollock

O Expressionismo abstrato vem do Surrealismo, porém Pollock, o principal precursor do movimento, descarta as imagens fantásticas do grupo europeu, priorizando as abstrações.



Um dos aspectos mais curiosos ligados à sua personalidade era a maneira como realizava suas obras: estendia a tela no chão, utilizando-se de varas, facas, colheres de pedreiros, gotejamento de líquidos e até areia, com a finalidade de tornar-se parte integrante de sua obra e fazer com que "a vida" da pintura "viesse à tona" (daí o conceito de Action Painting).



O termo expressionismo abstrato, entretanto, acabou ainda sendo aplicado à obra de artistas como Willem de Kooning (nascido na Holanda) e Mark Rothko (nascido na Rússia).


De Kooning


Pollock molhava os pincéis com tinta e não impunha contato direto entre a tela e o pincel, apenas deixava a tinta pingar e deslizar pela tela, criando um resultado um tanto inovador. Foi considerado como farsa por muitos, mas teve seu grande momento na crítica de arte e a aprovação de bons pintores que eram seus contemporâneos.


De temperamento difícil, misantropo, semi-exilado e alcoólatra, Pollock teve muito mais baixos que altos e morreu num acidente de carro aos 44 anos. Estava com sua namorada, bem mais nova e groupie de pintores, Ruth Kligman. Ela sobreviveu.


Pollock foi encarnado no cinema por Ed Harris, que além de protagonizar o filme a seu respeito, também produziu e dirigiu. Veja o trailer do filme: aparece o artista De Kooning, encarnado por Val Kilmer:




Veja uma breve biografia:



Fontes:

http://www.pitoresco.com.br/art_data/expressionismo_abs/index.htm

http://jacksorridente.wordpress.com/2008/08/24/pollock/

13 comentários:

Patrícia Castro disse...

Tenho lido vários posts seus e gosto muito. Parabéns! Esse foi mais um que eu curti muito e me enriqueceu também. Obrigada. Bjs Um dia tentarei fazer um quadro parecido com os de Pollock...

Blog Dri Viaro disse...

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa semana
bjs

aguardo sua visita :)

Unknown disse...

O Blog está fantástico :)
Parabéns *

jugioli disse...

Adorei conhecer o seu blog.

JU

Anônimo disse...

Brilliant web site, I hadn't come across julirossi.blogspot.com previously in my searches!
Keep up the superb work!

Anônimo disse...

Hello there,

This is a inquiry for the webmaster/admin here at julirossi.blogspot.com.

May I use part of the information from this blog post right above if I provide a backlink back to this website?

Thanks,
William

Juli Rossi disse...

Yes, you can! :)
Then, can you send me the link from your website where u've put the information?

Thanks,
Juli Rossi

Anônimo disse...

Thanks for sharing this link, but unfortunately it seems to be offline... Does anybody have a mirror or another source? Please answer to my post if you do!

I would appreciate if a staff member here at julirossi.blogspot.com could post it.

Thanks,
Mark

Anônimo disse...

Hey - I am definitely happy to find this. cool job!

Unknown disse...

pow muito massa amai os videos as ates a historias muito maneiro

Fredi Cardozo disse...

Parabéns Ju!! Estava procurando referências para estudar e cai no seu Blog! Feliz em ver seu bom trabalho!

Unknown disse...

Muito bom! Me esclareceu

Unknown disse...

Parabéns ju. Me esclareceu.