Para os pós-impressionistas, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais.
Pós-Impressionismo é o nome que se dá a diferentes estilos e tendências artísticas cuja origem encontra-se no Impressionismo, tanto como uma reação contrária a ele como também visando um desenvolvimento maior da escola.
Outros ainda sentiam-se insatisfeitos e limitados com a técnica impressionista. A expressão Pós-Impressionismo foi usada para designar a pintura que se desenvolveu de 1886, a partir da última exposição impressionista, até o surgimento do Cubismo, com Pablo Picasso e Georges Braque.
Entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas. O naturalismo e a preocupação com os efeitos momentâneos de luz, caros aos impressionistas, estão na base de boa parte das restrições feitas ao movimento.
Em Seurat e Paul Signac (1863-1935) o rompimento com as linhas mestras do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que dá origem ao chamado pontilhismo. Aí, os trabalhos se orientam a partir de um método preciso: trata-se de dividir os tons em seus componentes fundamentais. As inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.
Os movimentos modernistas devem muito ao pós-impressionismo, principalmente pela figura de Paul Cézanne (1839 - 1906) e sua obstinação em alcançar a natureza real atrás das aparências, criar uma arte com vida própria, “concretizar“ suas impressões pessoais e “realizar o motivo”.
Os principais artistas do movimento do pós-impressionismo foram:
CEZANNE – FORMAS SIMPLIFICADAS
SEURAT – PONTILHISMO E MISTURA DE CORES
Esse trabalho logo abaixo foi feito a partir desta "Tarde de Domingo na ilha de Jatte", de Seurat:
Obra original
Abaixo, obra do artista contemporâneo que utilizou-se da obra original para fazer uma apropriação com latinhas - para abrir uma questão ambiental e de reciclagem.
Abaixo, obra do artista contemporâneo que utilizou-se da obra original para fazer uma apropriação com latinhas - para abrir uma questão ambiental e de reciclagem.
Veja o detalhe da obra bem de pertinho, feito só de latinhas:
GAUGUIN – CORES VIVAS E PAISAGENS E NATIVAS DO TAHITI
VAN GOGH – PINCELADAS CURVAS, FORTES, ESPESSAS E GRANDE CARGA DE EMOÇÃO (VEJA A BIOGRAFIA FEITA ESPECIALMENTE PARA O BLOG, clicando AQUI)
TOULOUSE-LAUTREC – CENAS NOTURNAS E ESTILO GRÁFICO
A forma das pinturas, o tratamento das cores ou a linha podiam ser objetos de discordância com os impressionistas.
10 comentários:
Oi, Juli, com tão simpático convite vim te visitar. Estou gostando muito de teu blog, parabéns. Muita matéria para pesquisa e bons amantes da arte.
Vou puxar um link no 'Das Artes'. Como teu blog é de artes vou colocá-lo nos links de 'blogs de arte' OK?
Um beijão
tais luso
Eu esatou fazendo um trabalho sobre isso!
PEGUEI daqui porque está melhor q a do wikipédia!
PARABÉNS
Estou fazendo uma pesquisa para um trabalho da faculdade e fiquei maravilhada com o seu desempenho e carinho . Fico grata por ter pessoas com vc no mundo.
Sou professora de Artes no Ensino Médio. Seu material sobre Pós Impressionismo vai me ajudar. Muito bom parabéns.
material mais completo sobre pós-impressionismo que eu consegui encontrar, parabéns!
Muito bom a matéria.Ajudou bastante no meu trabalho de eskola.
Parabéns, ótima postagem! Me ajudou muito com minhas pesquisas, realmente grato!
A técnica (pontilhismo ou divisionismo) de Seurat e de Signat é neo-impressionista, não pós...
Pós e Neo impressionismo se referem ao mesmo movimento.
"Neo" e "pós" impressionismo se referem ao mesmo movimento.
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