domingo, 16 de maio de 2010

ARTE RUPESTRE EM SC



Arte rupestre é o nome que se dá às figuras feitas sobre as pedras ou paredes rochosas pelos habitantes da pré-história. De acordo com a técnica empregada, são duas as modalidades de arte rupestre: as gravuras rupestres (petroglifos) e as pinturas rupestres (pictoglifos).


Petroglifo da Praia do Santinho

As inscrições da Ilha de Santa Catarina, feitas exclusivamente na forma de petroglifos, tem características bastante particulares: são motivos abstratos geométricos, representações antropomórficas e, mais raramente, representações zoomórficas.
Praia do Santinho

 Para elaborar os desenhos, eram empregadas ferramentas de pedra, onde, por meio de percussão (picoteamento) ou abrasão (polimento), os autores davam forma às linhas. Porém, quem fez estes desenhos na Ilha de Santa Catarina ainda é um mistério. O que torna difícil a identificação dos autores é o fato de três culturas diferentes terem habitado a mesma região: os caçadores e coletores, os itararé e os carijó.


Praia da Barra da Lagoa

 Gravados na superfície dos paredões de diabásio, nos costões das praias, os desenhos alcançam no máximo três milímetros de profundidade por trinta milímetros de largura. Estes petroglifos estão dispostos em sítios voltados para o Oceâno Atlântico, em praias de mar bravo, locais que passam uma sensação de medo e respeito. Teria a arte rupestre da Ilha de Santa Catarina uma conotação mística ou religiosa?

Ilha do Campeche


O autor deste texto acredita ter estes uma relação com a pesca. Talvez um santuário onde os índios recorressem a uma espécie de divindade, representada nas inscrições, para pedir um bom período de pesca. Poderia ainda ser simples demarcação de territórios pesqueiros.


Texto retirado do site: http://www.caminhosancestrais.com.br/rupestre.htm

4 comentários:

Charles Henrique Voos disse...

Em Jlle temos alguma arte rupestre?

Beijo Juli

Unknown disse...

Olá, gostei bastante de seus desenhos, parabéns!!! Estamos fazendo um projeto de um game online seria um prazer contar com seus desenhos. Dando certo o projeto todos nós ganhamos $$$$. Está lançado o convite se houver interesse envia um e-mail para suporte@alohaxis.com contendo o assunto: "SOU DESENHISTA". abraços.

Anônimo disse...

Texto esclarecedor adorei ...bem interessante aqui quem esta falando é Rosy-Rock falowww abraçoss

Unknown disse...

Muito bom me ajudou a ganhar um 10 no trabalho de história. Muito mais muito obrigada mesmo.