terça-feira, 13 de agosto de 2019

Oficina "Desenhando com o Lado Direito do Cérebro", com Sonia Rosa

Data: 10/09/2019 (terça-feira)

Horário: das 8h30 às 12h

O objetivo dessa oficina é aprender alguns princípios básicos da linguagem do desenho, tanto para os que já possuem o conhecimento de técnicas, quanto para os que não têm experiência com o desenho. A diferença está em “ver” e “perceber” – no desenho de observação, o importante é desenhar somente o que vemos no momento, sem utilizar imagens que temos na memória. Por meio de exercícios práticos para “ativar” o lado direito do cérebro, a partir da teoria desenvolvida pela professora norte-americana Betty Edwards, com essa oficina o aluno desenvolverá a percepção, a criatividade, a concentração e o senso crítico.

Para os professores, essa oficina pode auxiliar a desenvolver no aluno a percepção, a concentração, a criatividade, a imaginação e a habilidade para o desenho fazendo com que os dois lados do cérebro sejam utilizados. Segundo Betty Edwards, nosso sistema de ensino desenvolve somente o lado esquerdo, que é o lado racional, esquecendo o lado direito, o da percepção e subjetividade.

Essa oficina integra a programação da “Semana de Desenho e Pintura do Ateliê Coletivo Gisele Borges”, dos dias 09 a 12 de setembro de 2019.
Saiba + sobre a Semana e outras oficinas: http://bit.ly/semanablog

Público-alvo: interessados em desenho.

A partir dos 13 anos.

// CONTEÚDOS
- Arestas e contornos;
- Espaços negativos;
- Proporções;
- Composição;
- Luz e sombra;
- Princípios da Gestalt – o todo.

// LISTA DE MATERIAIS
(deverão ser providenciados pelo aluno)

- Folhas de papel sulfite
- Lápis B ou 2B
- Borracha

// SOBRE A ARTISTA
Sonia Rosa é artista visual e já participou de mais de 60 exposições individuais e coletivas desde 1996. Já ministrou diversos cursos, oficinas, curadorias e ilustrações de livros. Entre as exposições, destacam-se as diversas Coletivas de Artistas que participou em Joinville, e as individuais “Brincalhotices” em Joinville, Jaraguá e Florianópolis, “A cor da memória”, no Foyer do Teatro Juarez Machado e “Arte Brincada”, no SESC Joinville. Foi aluna do artista Hamilton Machado, entre 1988 a 1992. Lançou o livro “Brincalhotices” em 2013, uma autobiografia voltada às crianças.

- - - - - -

Oficina: Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, com Sonia Rosa

Quando? 10/09/2019 (terça-feira), das 8h30 às 12h00.
Onde? Ateliê Coletivo Gisele Borges. Rua Dona Francisca, nº 1185, Saguaçú. Joinville/SC.
Investimento: R$ 80,00 (à vista / transferência bancária / cartão de crédito em até 2x, com acréscimo de 5%. O pagamento deverá ser efetuado com as organizadoras do evento).
Inscrições: de 12/07/2019 a 06/09/2019
Contato:
ateliecoletivogiseleborges@gmail.com | (47) 98828-2145 (Gisele)
julirossi@gmail.com | (47) 99937-7319 (Juliana)


Em caso de desistência o valor será devolvido se comunicado até 7 dias antes da data da oficina. Pagamentos efetivados via transferência poderão ter o valor recolhido referente à taxa bancária (se for instituição diferente do Banco do Brasil), ou restituição total para contas do Banco do Brasil. O valor não será ressarcido após esse período, pois será utilizado para despesas e pagamentos referentes ao evento.

O material requisitado deverá ser providenciado pelo aluno.

Nenhum comentário: