segunda-feira, 4 de setembro de 2017

"Entre e Fique a Vontade"

Dos dias 15 de agosto a 1º de setembro de 2017 aconteceu a exposição "Entre e Fique a Vontade" das artistas Heloísa Steffen, Gleici Kannenberg e Juli Rossi.


Em 2017, a convite da professora e ceramista Heloísa Steffen, participei da exposição coletiva “Entre e Fique a Vontade”, junto também à artista ceramista Gleici Kannenberg. Nessa exposição foi proposto o espaço de uma casa, brincando com cada parede e espaço da galeria. A exposição foi pensada especialmente e exclusivamente para esse espaço da Galeria (site specific), por isso ela só existiu durante o tempo de período da exposição. Os únicos registros foram as fotografias e vídeos realizados antes e durante a exposição, tanto das artistas quanto dos visitantes.

Confira algumas fotos* da exposição:

*Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor.


A questão sobre a temporalidade está também presente no uso do material - foi utilizada a barbotina (nos objetos) e o carvão (para as paredes). A barbotina ocasionou um craquelado e um desgaste em alguns objetos. E o carvão, aplicado na parede denotou também a fragilidade e a durabilidade de nossos próprios objetos cotidianos e de nossas casas - ao encostar nos desenhos, eles saíam.




As duas linguagens brincam também com a bi e tridimensionalidade - alguns objetos e espaços estão tridimensionais, e outros estão presentes apenas no bi, mas sugerindo ao mesmo tempo o tri.
 


Dessa forma brincamos com um espaço público (a galeria municipal), mas ao mesmo tempo fazendo uma relação com um espaço privado - a casa, espaço de descanso e de lazer de cada um - fazendo com que as pessoas se identifiquem (ou não) com os objetos e espaços presentes. 

















Fotos de Juli Rossi
*Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial sem a autorização prévia e expressa do autor.



NOTÍCIAS NA MÍDIA SOBRE A EXPOSIÇÃO:


2) Jornal “O Mirante” (por Felipe Silveira). Publicado em 31/08/2017. Disponível em: https://omirantejoinville.com.br/2017/08/31/ultimos-dias-para-visitar-exposicao-que-sera-apagada-na-galeria-victor-kursancew/


4) Portal de Notícias “Agora Joinville”. 15/08/2017. Disponível em: http://www.agorajoinville.com.br/ver_agenda/48/exposicao-entre-e-fique-a-vontade.html




Nenhum comentário: