O pontapé inicial da revolução artística denominada Cubismo foi o quadro "Les Demoiselles d’Avignon", que Pablo Picasso pintou em 1907, com influências de máscaras africanas.
A tela retrata cinco prostitutas nuas em um bordel.
Pablo Picasso. Les Demoiselles d´Avignon, 1907. Óleo sobre tela. Museu de Arte Moderna, Nova York, EUA
O movimento cubista surgiu como um dos principais pontos de mutação da arte do século XX, e liberou a arte ao estabelecer, nas palavras do pintor cubista Fernand Léger, que “a arte consiste em inventar, e não em copiar”.
Pintura de Braque. Ele e Picasso sempre pintavam juntos, por isso a semelhança entre as obras dos dois artistas é tão grande.
Seu precursor foi Cézanne, que se tornou o pai da "arte moderna", ao sacrificar a correção convencional da perspectiva linear e aérea em busca de um arranjo ordenado na tela, que os mestres clássicos haviam conhecido. Cézanne usava formas geométricas quando pintava e afirmava ver na natureza "o quadrado, a esfera e o cone". Seus desenhos rompiam com a apresentação tradicional de um objeto calcada na perspectiva. Mostravam a figura em mais de uma face, distorcendo-as sutilmente.
Paul Cézanne, Banhistas. 1899-1906. Óleo sobre tela, 208 x 249 cm. Museu de Arte da Filadélfia
O cubismo rompeu com o passado ao instaurar na arte uma nova concepção de espaço plástico no achatamento do espaço pela superposição dos planos do objeto, com este ganhando uma nova feição figurativa. Segundo o escritor mexicano Octavio Paz, a modernidade é marcada pela lógica da ruptura e foi esta lógica que levou os cubistas a romperem com as antigas formas de representação artística. Escandalizou o mundo com sua imposição na arte através de Picasso – com a ajuda de Braque – e liderou as forças de inovação artística, de 1908 a 1914.
O Cubismo divide-se em três importantes fases: cezanniana ou primitiva, analítica e sintética.
A primeira fase volta ao problema da modulação em Cézanne – coordenação sensitiva dos planos constituintes da representação formal – e abandona a cor como forma de resolver a modulação, apoiando-se na luz e sombra, dando um efeito escultórico às paisagens, retratos e naturezas-mortas dessa fase.
A fase analítica analisava as formas dos objetos, partindo-os em fragmentos e espalhando-os pela tela. Em uma gama quase monocromática, usando apenas marrom, verde, e mais tarde cinza, a fim de analisar a forma sem a distração das cores. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela.
Picasso. Retrato de Ambroise Vollard.
Pablo Picasso, O Poeta. 1910. Óleo sobre tela.
Foi no cubismo sintético que a colagem foi vista como novo meio de linguagem artística e/ou implementação da criação artística. Os primeiros artistas a utilizarem essa técnica foram Pablo Picasso e Georges Braque, por volta de 1912. Braque colava pedaços de papel retangulares em uma folha de papelão e ali colocava esboços de pintura. Depois de algum tempo, vários deles começaram a misturar imagens impressas de todo o tipo, desde rótulos até gravuras. Na fase sintética pretendia-se dar uma imagem sintética dos objetos, das suas formas essenciais e da sua matéria. De 1912 a 1914, o cubismo sintético ou de colagem – “papier collé” - constrói quadros com jornais, tecidos e objetos, além de tinta.
Reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura, basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Foi chamada de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas, as assemblages. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.
Veja um vídeo da GUERNICA, um dos quadros mais famosos de Picasso, em 3D:
Animacão sobre a Guernica, com quadros de Salvador Dali, Van GOgh e Escher! Muito, muito bom!!!! Vale a pena conferir!!!
3 comentários:
Nossa, este vídeo da Guernica em 3D torna mais impressionante ainda... e continuamos fazendo guerras =(
eu queria saber qual o nome desse retrato e o artista pfv
http://julirossi.blogspot.com.br/2009/05/cubismo.html
oi, gostei MUITOOOOOO, muito educativo e pertinente, estou fazendo um ttc sobre cubismo e gostaria de saber as principais características sobre esta dita. beijusssssssssss
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