domingo, 19 de abril de 2009

FAUVISMO



Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.



Derain

O fauvismo teve origem no final do Século XIX, ao contar com precursores como Paul Gauguin e Vincent Van Gogh. O estilo destes dois artistas, que trabalharam juntos no mesmo ateliê, guardava semelhanças e foi imitado pelos chamados fauvistas principalmente no uso exacerbado das cores agressivas e a representação plana, que imprimia grande teor dramático à representação pictórica.


Derain


A tendência fauvista não só revolucionou o uso das cores na pintura moderna como foi uma das origens dos posteriores movimentos de ruptura estética nas artes plásticas.

O fauvismo foi um movimento relativamente curto, durando entre 1898/1906 e 1908, mas revolucionou o conceito de cor na arte moderna. Rejeitaram a paleta impressionista de cores suaves e cintilantes, em favor das cores violentas que já vinham sendo usadas pelos pós-impressionistas Paul Gauguin e Vincent Van Gogh, dando-lhes uma ênfase expressiva.



Matisse


Os artistas deste novo estilo aplicaram ao seu trabalho uma energia poética, através de linhas vigorosas, da simplificação dramática das formas e da aplicação de cores intensas.


Pintura de Vlamink através da observação de um lugar

Embaixo, como é o lugar na realidade. Perceba como ele exagerou no uso das cores

em relação à foto real,e esse era o objetivo dos fauvistas.



O termo “fauvismo”, na verdade, teve origem a partir das observações corrosivas do crítico de arte Louis Vauxcelles após ter visitado uma mostra de pinturas de vários artistas, entre eles Henry Matisse.


Matisse


Vauxcelles utilizou a expressão “Les Fauves” ao se referir aos artistas.

As telas que se encontravam na sala eram, de fato, estranhas, selvagens: uma exuberância da cor, aplicada aparentemente de forma arbitrária, tornava as obras chocantes. Caracteriza-se pela importância que é dada à cor pura, sendo a linha apenas um marco diferenciador de cada uma das formas apresentadas. A técnica consiste em fazer desaparecer o desenho sob violentos jatos de cor, de luz, de sol.




Matisse passou a fazer colagens à medida que foi ficando mais velho,

porém nào perdendo a essência do colorido vivo de suas pinturas.



O uso pejorativo da expressão, que pode significar “os animais selvagens”, prevaleceu nas críticas imediatamente posteriores.


Os princípios deste movimento artístico eram:

· Criar, em arte, não tem relação com o intelecto e nem com sentimentos.

· Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias.

· A cor pura deve ser exaltada.

· As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.



Vlamink


Características da pintura:

· Pincelada violenta, espontânea e definitiva;

· Ausência de ar livre;

· Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade;

· Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas;

· Pintura por manchas largas, formando grandes planos;



Matisse


Apesar da negação do rótulo e dos protestos pelos artistas integrados à nova tendência, que não chegaram a lançar nenhum manifesto teórico de afirmação e nomeação da sua linha estética, o termo “fauvismo” acabou permanecendo, talvez indevidamente, nos estudos da história da arte.



fONTES:
http://www.historiadaarte.com.br
http://br.geocities.com/culturauniversalonline1/artes_f.htm

2 comentários:

Tati Karpa disse...

Fauve significa ruivo... não sei o porquê da escolha deste termo, mas enfim, segue esta informação extra.

Obrigada por nos "linkar". Também "linkamos" seu blog.

=*

Anônimo disse...

ola. muito obrigada por ter feito este blog! acredite que me ajudou IMENSO! esta muito giro! bom trabalho!^_^