quinta-feira, 5 de junho de 2008

ROCOCÓ


A arte desenvolvida dentro do estilo rococó pode ser caracterizada como requintada, convencional e aristocrática. Essa arte se preocupava em expressar somente sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica perfeita.




O rococó é um estilo que se desenvolveu principalmente no sul da Alemanha, Austria e França, entre 1730 e 1780, caracterizado pelo excesso de curvas caprichosas e pela profusão de elementos decorativos como conchas, laços, flôres e folhagens, que buscavam uma elegância requintada.






O nome vem do francês rocaille (concha, cascalho), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo.


O rococó teve origem no século XVIII, na França, logo depois se difundiu por toda a Europa. Mais leve e intimista que o barroco. Considerado um final da fase barroca.




O amor e o romance eram considerados assuntos mais importantes que assuntos históricos e religiosos. O estilo foi caracterizado por um movimento livre, gracioso e muitas linhas; cores delicadas.






No Brasil, foi introduzido pelo colonizador português e sua manifestação se deu principalmente no mobiliário, conhecido por “estilo Dom João V”.



A arte Rococó refletia valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de artes algo que lhes desse prazer e as levassem a esquecer seus problemas reais.


ARQUITETURA


A manifestação do estilo rococó na arquitetura se deu principalmente na decoração dos espaços interiores.



Os salões e as salas têm a forma oval e as paredes são cobertas com pinturas de cores claras e suaves, espelhos e ornamentos com motivos florais feitos com estuque.



Contrapondo com esse interior rico em elementos decorativos, a fachada dos edifícios reflete o barroco.



Uso abundante de formas curvas e pela profusão de elementos decorativos, tais como conchas, laços e flores.




PINTURA


Os temas desenvolvidos pelo Rococó na pintura eram mundanos, ambientados em jardins e parques ou em interiores luxuosos. Acabam os contrastes radicais de claro-escuro e passam a predominar as tonalidades claras e luminosas.




Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.


PRINCIPAIS ARTISTAS:



Antoine Watteau, (1684-1721).


As figuras e cenas de Watteau se converteram em modelos de um estilo bastante copiado, que durante muito tempo obscureceu a verdadeira contribuição do artista para a pintura do século XIX.







François Boucher, (1703-1770).





As expressões ingênuas e maliciosas de suas numerosas figuras de deusas e ninfas em trajes sugestivos e atitudes graciosas e sensuais não evocavam a solenidade clássica, mas a alegre descontração do estilo rococó.




Além dos quadros de caráter mitológico, pintou,

sempre com grande perfeição no desenho, alguns retratos, paisagens ("O casario de Issei") e cenas de interior ("O pintor em seu estúdio").



Jean-Honoré Fragonard , (1732-1806).



Desenhista e retratista de talento, Fragonard destacou-se principalmente como pintor do amor e da natureza, de cenas galantes em paisagens idílicas.





Foi um dos últimos expoentes do período rococó, caracterizado por uma arte alegre e sensual, e um dos mais antigos precursores do impressionismo.






Referências e fontes:

http://www.artlex.com/ArtLex/r/rococo.html
http://www.pitoresco.com/art_data/rococo/index.htm
http://www.pegue.com/artes/estilo_rococo.htm

http://www.historiadaarte.com.br/rococo.html

http://www.brasilescola.com/historiag/rococo.htm

Fontes: STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Trad. Angela Lobo de Andrade. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

9 comentários:

Anônimo disse...

Excelente blog, com material historico conciso e muito agradável..
Uma correçãozinha no início do texto: "desenvolvida dentro do estilo rococó" seria "desenvolvida dentro do estilo barroco" né?

Parabéns, leio toda semana..

Juli Rossi disse...

Muito obrigada! Volte sempre!
Então, é dentro do "Rococó" mesmo, pois eu quis me referir à arte do Rococó.
obrigada

bjosJuli

Diih.Chαn disse...

Eu queria saber os nomes das imagens e os séculos. :T

Juli Rossi disse...

Diih, caso quiser saber os nomes das imagens, o ideal é pesquisar na net mais profundamente sobre cada artista em questão.
volte sempre! :)

Anônimo disse...

muito bom esse blog! me ajudou bastante no meu trabalho de história!

Anônimo disse...

Parabéns pelo conteúdo do site,sou artista plástico e me ajudou muito, valeu!!!!!!!!

Anônimo disse...

sou estudante do ensino médio e isso me ajudou muito a fazer meu trabalho de artes,adorei o conteúdo é muito bem elaborado!!

Anônimo disse...

conteúdo muuitoo bem elaborado..adorei e me facilitou bastante!!

Anônimo disse...

Muito obrigado,me ajudor para fazer meu trabalho de arte.


EXELENTE BLOG !!!