terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Rapto de Prosérpina

A ESCULTURA

O Rapto de Prosérpina é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini. Michelangelo quando esculpiu a Pietá tinha 23 anos, já Bernini esculpiu esta obra com 24 anos (algumas fontes apontam que ele fez com 23 anos, assim como Michelangelo com a Pietá). 


Ela foi patrocinada por Scipione Borghese, um cardeal e mecenas para Bernini e Caravaggio. 


Em 1622, o cardeal Scipione deu a obra para outro cardeal, Ludovisi, que a levou para sua vila, onde ficou até 1908, ano em que o estado italiano comprou a escultura e a trouxe para a Galleria Borghese, onde se encontra até hoje, em Roma.


Possui elementos do Barroco, um termo de origem espanhola aplicado para designar pérolas de forma irregular. Suas características são: o predomínio das linhas curvas e dos drapeados das vestes; os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida anteriormente no Renascimento.



Escultura de mármore, apresenta um contraposto retorcido e tamanho natural. São notáveis a representação de detalhes: Prosérpina empurra a cabeça de Plutão enquanto este aperta a pele macia de Prosérpina para tentar imobilizá-la.
  


Ela, confusa e desesperada, luta para se livrar do abraço. Atrás das figuras, uma testemunha desse momento de paixão e terror, Cérbero, o cão de três cabeças que guarda a entrada do mundo obscuro.



O ESCULTOR - BERNINI

Bernini (1598-1680), arquiteto, urbanista, decorador e escultor, é considerado um dos maiores artistas do século XVII, tendo seu trabalho quase todo centrado na cidade de Roma. Algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.  É também de sua autoria a famosa escultura “O êxtase de Santa Teresa” (figura abaixo).


Êxtase de Santa Teresa

O RAPTO DE PROSÉRPINA


O mito romano do rapto de Prosérpina por Plutão é uma lenda que também aparece na cultura grega, onde Plutão se chama Hades e Prosérpina é Perséfone, que encantou o obscuro deus com sua beleza, filha da deusa das colheitas Deméter.
Ela é raptada por Plutão e levada para as profundezas da Terra, deixando sua mãe enfurecida. O rapto fez com que Deméter castigasse o mundo, arrasando com as plantações, entregando o mundo ao caos e à fome.


Conta-se que Perséfone não podia comer nada que lhe fosse oferecido ou ela nunca mais voltaria para casa. Enquanto Zeus tentava convencer Plutão a liberar a moça tamanho era o desespero de sua mãe, Perséfone comeu algumas sementes de romã, selando o seu destino. Assim, ela se viu obrigada a casar com Plutão, o que deixou Deméter ainda mais furiosa.


Chegaram a um acordo e, Perséfone passaria metade do ano com o marido e a outra metade com a mãe. Dessa maneira, Deméter aceitou e assim os gregos explicavam as épocas do ano. Quando era verão e primavera, sua filha estava ao seu lado. No inverno e no outono, épocas frias, sem colheitas, Perséfone estava com o marido.


Deméter ficou satisfeita com tal arranjo e, sempre que Prosérpina sobe à terra, sua mãe restitui favores sobre esta; assim, durante metade do ano, brinda a terra com as estações da Primavera e do Verão, representando sua felicidade pela presença de sua filha; quando esta retorna ao submundo na outra metade do ano, sua mãe fica triste, e surgem o Outono e o Inverno. 


No fundo, esta estória de Deméter (ou Ceres) e Prosérpina é uma alegoria; a filha representa a semente do trigo, que, quando enterrada no chão, ali fica escondida, ou seja, é levada pelo deus do submundo. Depois, reaparece; quando ela é restituída à sua mãe, e a Primavera surge, com os grãos dando frutos e as flores desabrochando (é o período da colheita).



Você pode adquirir uma réplica desta escultura na Loja Quinta Dell´Arte, dentre outras esculturas (fontes, arte sacra, réplicas, etc). Veja a réplica:

Acesse a loja:

Fotos e textos elaborados e extraídos dos sites:
http://barroco-barroco2010.blogspot.com.br/2010/11/adriele-menezes-escultura-do-barroco.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Rapto_de_Proserpina
http://inmaviveelarte.blogspot.com.br/2012/04/trabajo-de-semana-santa-ejer5.html
http://www.nossovinho.com/2009/07/o-vinho-de-bernini/
http://coresematizes.wordpress.com/2011/05/31/bernini-em-uba/
http://berninilorenzo.blogspot.com.br/2011/06/o-rapto-de-proserpina.html
http://cafecomexpressao.blogspot.com.br/2012/10/o-rapto-de-proserpina.html
http://historiadelartegrau.blogspot.com.br/2011/10/el-rapto-de-proserpina-bernini.html

4 comentários:

Criação de SItes - MGF Arte disse...

Adoramos arte e gostamos do conteúdo do blog.

Vergalhão disse...

Fantástico blog. Adorei as esculturas. Estou adicionando seu site aos meus favoritos!

Unknown disse...

Estou máravilhada, com a obra e com a estória...

Agatha Fatechi disse...

Ótimos conteúdos! Excelente material de apoio !A palavra é GRATIDÂO!