O Expressionismo Abstrato foi um movimento que floresceu
Franz Kline
Foi o primeiro movimento que seguiu o caminho inverso do tradicional: em vez de seguir da Europa para a América, foi da América para a Europa.
Entretanto, esse termo já era utilizado para alguns trabalhos de Kandinsky, em especial os do começo de sua carreira. Anunciava o surgimento de uma arte "verdadeiramente norte-americana", com forte domínio do subconsciente.
De Kooning
Guiados pelo automatismo
O automatismo, conceito forte em movimentos como o Surrealismo, aqui também encontra-se presente, principalmente na forma das Action Paintings, e tinha, entre seu principal expoente, Jackson Pollock.
AUTOMATISMO s.m. Caráter do que é automático. / Falta de vontade própria. / Diz-se de uma atividade literária, em que o autor se deixa levar exclusivamente pelo subconsciente.
Franz Kline
As principais características do Expressionismo Abstrato eram a revolta contra a pintura tradicional, a liberdade e a espontaneidade.
Quanto à espontaneidade, em especial, as Action Paintings de Pollock - outro nome pelo qual é conhecido o Expressionismo Abstrato, ou seja, um método de pintura que privilegiava a rapidez da execução, a espontaneidade "eruptiva" e condenava a premeditação - são bastante bem sucedidas.
O Expressionismo abstrato vem do Surrealismo, porém Pollock, o principal precursor do movimento, descarta as imagens fantásticas do grupo europeu, priorizando as abstrações.
Um dos aspectos mais curiosos ligados à sua personalidade era a maneira como realizava suas obras: estendia a tela no chão, utilizando-se de varas, facas, colheres de pedreiros, gotejamento de líquidos e até areia, com a finalidade de tornar-se parte integrante de sua obra e fazer com que "a vida" da pintura "viesse à tona" (daí o conceito de Action Painting).
O termo expressionismo abstrato, entretanto, acabou ainda sendo aplicado à obra de artistas como Willem de Kooning (nascido na Holanda) e Mark Rothko (nascido na Rússia).
De Kooning
De temperamento difícil, misantropo, semi-exilado e alcoólatra, Pollock teve muito mais baixos que altos e morreu num acidente de carro aos 44 anos. Estava com sua namorada, bem mais nova e groupie de pintores, Ruth Kligman. Ela sobreviveu.
Pollock foi encarnado no cinema por Ed Harris, que além de protagonizar o filme a seu respeito, também produziu e dirigiu. Veja o trailer do filme: aparece o artista De Kooning, encarnado por Val Kilmer:
Veja uma breve biografia:
Tenho lido vários posts seus e gosto muito. Parabéns! Esse foi mais um que eu curti muito e me enriqueceu também. Obrigada. Bjs Um dia tentarei fazer um quadro parecido com os de Pollock...
ResponderExcluirOi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa semana
ResponderExcluirbjs
aguardo sua visita :)
O Blog está fantástico :)
ResponderExcluirParabéns *
Adorei conhecer o seu blog.
ResponderExcluirJU
Brilliant web site, I hadn't come across julirossi.blogspot.com previously in my searches!
ResponderExcluirKeep up the superb work!
Hello there,
ResponderExcluirThis is a inquiry for the webmaster/admin here at julirossi.blogspot.com.
May I use part of the information from this blog post right above if I provide a backlink back to this website?
Thanks,
William
Yes, you can! :)
ResponderExcluirThen, can you send me the link from your website where u've put the information?
Thanks,
Juli Rossi
Thanks for sharing this link, but unfortunately it seems to be offline... Does anybody have a mirror or another source? Please answer to my post if you do!
ResponderExcluirI would appreciate if a staff member here at julirossi.blogspot.com could post it.
Thanks,
Mark
Hey - I am definitely happy to find this. cool job!
ResponderExcluirpow muito massa amai os videos as ates a historias muito maneiro
ResponderExcluirParabéns Ju!! Estava procurando referências para estudar e cai no seu Blog! Feliz em ver seu bom trabalho!
ResponderExcluirMuito bom! Me esclareceu
ResponderExcluirParabéns ju. Me esclareceu.
ResponderExcluir