Executada em mármore branco em 1886, a escultura representa dois amantes absorvidos num
intenso beijo realizada por Auguste Rodin, transmitindo uma força emotiva e
sensual que tornou esta obra numa das mais famosas esculturas de todos os
tempos.
Rodin
Em
1879, poucos anos depois da viagem por Itália onde tomou contato direto com
obras de Donatelo e Michelangelo (do Renascimento), Rodin recebeu uma das suas primeiras encomendas,
a entrada para o Museu de Artes Decorativas de Paris. Para a porta o artista
desenvolveu um ambicioso projeto: um grande conjunto escultórico denominado
"As Portas do Inferno" a partir do "Inferno", a primeira
parte da Divina Comédia, a famosa obra literária de Dante.
Embora
este trabalho nunca tenha sido concluído, os estudos realizados foram
posteriormente transformados numa série de esculturas autónomas, de menores
dimensões, de entre as quais as mais famosas são "O Pensador",
"Adão e Eva" e "O Beijo”.
Embora
plasticamente seja mais conservadora que "O Pensador", esta
estátua apresenta uma característica importante da obra madura de Rodin: o
interesse pelo inacabado. Uma referência à escultura renascentista pela qual
Rodin tanto se interessara na sua viagem a Itália em 1875, é a meticulosa
tentativa de tradução do movimento e da anatomia muscular assim como a técnica
delicada no trabalho do mármore.
A
associação das duas figuras a um bloco de mármore grosseiramente aparelhado,
permitia acentuar o contraste de textura e consequentemente destacar a leveza,
sensualidade e carnalidade dos corpos.
Marcado ainda pelo ideal estético romântico que procurava a beleza através da representação de estados de alma, "O Beijo" constituiu igualmente uma das obras precursoras do período moderno da escultura, acompanhando o despontar do impressionismo na pintura. A escultura "O Beijo" apresenta uma dimensão ligeiramente acima do natural (tem uma altura de 183 centímetros) e encontra-se exposta no Museu Rodin, em Paris.
“Os dois corpos entrelaçados, em pleno movimento,
captam a luz e a sombra; os planos fluidos e contínuos não negam o real, mas,
pelo contrário, tornam a pedra mais viva. O amor que Rodin sente pelo corpo é
sensual e, por vezes, francamente erótico. A macieza da pele contrasta com a
aspereza do bloco de pedra […]”
(fonte: http://pallasathena-pt.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html)
"O
beijo" representava originalmente Paolo e Francesca, dois personagens
emprestados a partir de A Divina Comédia de Dante: mortos pelo marido de
Francesca, que os surpreendeu na troca do seu primeiro beijo, os dois amantes
foram condenados a vaguear eternamente através do Inferno.
O Beijo revisitado, acima: "A campanha criada pela Agência Experimental Orton Publicidade visa unir o
potencial de sentimento e paixão da escultura com o modernismo da Fragrância
Element. A ideia é mostrar aos homens o poder do perfume que o ajudará nesta
busca pelo elemento certo, aquele que lhe completa. Os contornos do corpo
feminino, seus lábios grandes e vermelhos – da mesma cor do vestido – procuram
denotar a paixão e a sedução" (fonte: http://www.coxinhanerd.com.br/o-beijo-auguste-rodin/).
Assista o documentário sobre "O Beijo", de Rodin:
http://www.youtube.com/watch?v=IDqVC0gjh50#at=102
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Referências:
http://www.phototravel360.com/europa/paris/museu-rodin-em-360-graus-paris/O Beijo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-08-13].
Disponível na www:
http://www.coxinhanerd.com.br/o-beijo-auguste-rodin/
http://pallasathena-pt.blogspot.com.br/2013/04/rodin-em-o-beijo-entre-o-realismo-e-o.html
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