O Discóbolo (“O arremessador/lançador
de disco”, do grego Δισκοβόλος, Diskobólos, lançador) foi feito pelo escultor
Myron ou Míron, em 450 a.C. na antiga Grécia. Feito de mármore, encontra-se
hoje no Museu Nazionale Romano na Itália em Roma.
Foto de André Durand - versão Lancelotti. http://durand-digitalgallery.com/2011/photography/sculpture/the-discus-thrower-of-myron/discobolo-discus-thrower-lancellotti-version/
Alguns blogs e sites afirmam
que o original não existe mais. Segundo Luciano de Samósata e Plínio, o Velho,
o original foi produzido em bronze em torno de 455 a.C para ser instalado em um
palácio de Atenas para comemorar um atleta vitorioso no antigo pentatlo, mas a
obra acabou se perdendo ao longo do tempo. Há versões do Discóbolo olhando para cima, e outras, para baixo.
Cópia reduzida em bronze da Gliptoteca de Munique com 1,55 ade altura
“Míron, com esta peça, retrata o
efêmero momento de imobilidade do personagem. Em grego, esse momento é chamado
rhytmos e se refere a uma graciosa harmonia e equilíbrio.”
Myron (480 a.C.- 449 a.C.) foi o mais
famoso escultor em bronze do Estilo Severo. Capturava o movimento paralisado,
fixando no “Discóbolo” o “instante complexo dos músculos organizados de todo o
corpo, em sincronia com o impulso dos braços, inclusive com o cálculo sereno da
cabeça pensante”, mostrando-nos o atleta com o corpo flexionado, no instante
anterior ao arremesso do disco.
Fonte: http://mundo52.com/cultura/el-discobolo-se-queda-mas-tiempo-en-mexico. Exemplo de versão do DIscóbolo olhando para baixo.
Seu equilíbrio é dinâmico, o que contribui para
um mesmo objetivo geral da composição. A escultura chama atenção, pois transmite
uma sensação de firmeza, vigor e de delicado equilíbrio ao corpo.
Foto de Juan Carlos Soler: http://juancarlossoler7.blogspot.com/2009_03_29_archive.html
O arremesso de disco é a prova
considerada mais antiga de arremesso no atletismo e foi criado na Grécia.
Supõe-se que os discos eram feitos de pedra e não tinham o formato tão circular
quanto os de hoje, pois estes sofreram aperfeiçoamento devido o tempo e a
tecnologia.
Cópia romana
Esporte muito popular na Grécia
Antiga, devido à variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso,
foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: o discóbolo de
Alcamenes e Myrón, além de outras menos conhecidas.
O Discóbolo de Mirón foi escolhido
como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo
característicos dessa profissão - “... o corpo revela um cuidadoso estudo de
todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as
pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe;
o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na
vitória". RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002, Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de
2002.
Além do grupo Atena e Mársias, o
Discóbolo é a única outra obra atribuída a Míron que chegou até nós.
Cópia Townley em mármore do Museu Britânico
Segundo algumas fontes,
estilisticamente o Discóbolo ilustra a transição do Estilo Severo para o Estilo
Clássico. Míron foi um pioneiro pela introdução de uma abordagem anatômica mais
próxima do natural e por ter conseguido sintetizar em arte um ideal de beleza
física, de equilíbrio dinâmico e de harmonia entre mente e corpo.
Foto de Juan Carlos Sooler: http://juancarlossoler7.blogspot.com/2009_03_29_archive.html
“Embora o Discóbolo tenha enorme qualidade
como obra de arte e tenha se tornado um modelo na representação do movimento do
corpo humano, não representa o movimento real que o atleta faz no ato de lançar
o disco”.
Segundo o blog http://qualisaude.blogspot.com/2010/12/discobolo-simbolo-da-educacao-fisica.html, "Uma das réplicas mais completas da estátua foi comprada pela Alemanha Nazista, em 1938, pelo valor de cinco milhões de liras. Seu lugar já estava reservado em Berlim, todavia, Adolf Hitler decidiu enviá-la para a Gliptoteca de Munique - cidade "capital do movimento [nazista]" - e assim exibi-la no "Dia da Arte Alemã" (9 de julho de 1938) como um "presente do Führer". No pós-guerra (1948) as autoridades norte-americanas ordenaram a devolução da estátua e das várias obras de arte compradas da Itália durante o fascismo".
A quantidade de cópias conhecidas
indica que a obra foi muito popular na Roma Antiga. Porém, nenhuma das cópias
conservou indicação de como a estátua original era colorida, um costume comum
entre os gregos que devia acrescentar às esculturas muita vivacidade e
naturalismo. Além disso, das cópias que chegaram aos nossos dias somente uma,
em bronze, em tamanho menor que o original, está completa; todas as outras
apresentam danos mais ou menos extensos.
Foto de André Durand: http://durand-digitalgallery.com/2011/photography/sculpture/the-discus-thrower-of-myron/discobolo-discus-thrower-lancellotti-version-6/
“O Discóbolo só foi identificado em
tempos modernos quando uma cópia foi encontrada em 1781 na Villa Palombara, em
Roma, pertencente à família Massimo. Restaurada por Angelini, foi instalada no
Palazzo Massimo, e então noPalazzo Lancelotti, tornando-se imediatamente
estimadíssima pelos neoclássicos dos séculos XVIII e XIX, que a viram como a
representação suprema do movimento corpóreo”.
A influência do Discóbolo sobre a
cultura, em especial do ocidente, ainda é grande nos dias de hoje. É uma das
imagens mais publicadas na literatura sobre esportes, educação física e
fisiculturismo, pois é um dos mais conhecidos ícones da atual cultura do corpo.
Na loja Quinta dell´Arte, é possível
adquirir uma réplica do Discóbolo, dentre outras esculturas famosas, chafarizes e
arte sacra. Conheça:
Referências
Várias fotos de versões diferentes do Discóbolo: http://flickrhivemind.net/Tags/myron,sculpture
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disc%C3%B3bolo
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/01/908949/conheca-discobolo-miron.html
http://greciantiga.org/img/index.asp?num=0783
http://www.fotolog.com.br/jansenmatos/38512655/
http://conhecendoeducacaofisica.blogspot.com.br/2010/08/simbolo-da-educacao-fisica-discobolo-de.html
Parabéns, tudo muito bem organizado e explicado!!!
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